8º ANO - 2016

PERÚ e MÉXICO – A herança Pré-Colombiana (8º ano - 4º Bimestre)
A era Pré-Colombiana são subdivisões periódicas na história do Continente Americano, desde o período Paleolítico à colonização européia. Muitas civilizações se estabeleceram nesta região, construindo núcleos urbanos e rurais e algumas hierarquias muito complexas. Muitas dessas civilizações já tinham desaparecido antes da chegada dos europeus e durante a colonização documentos foram destruídos o que tem dificultado um estudo mais detalhado, em muitos casos só restaram fragmentos da história de alguns povos. Este termo é utilizado principalmente no estudo das grandes civilizações indígenas do Continente americano, como os Incas, os Maias e os Astecas.
Os Incas viveram aproximadamente de 3000 a.C. a 1500 d.C. no Peru, Chile, Bolívia e Equador, mais especificamente na Cordilheira dos Andes. Os atuais povos indígenas do Peru são descendentes dos Incas. Esse povo tornou-se conhecido em todo o mundo pela sua cultura e tradição, pelos objetos de ouro que confeccionavam, pela utilização de pedras em suas obras tais quais estradas nas montanhas, canais de irrigação, etc. Os Incas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses como o trovão, a lua, o mar, o sol, etc. Sacrificavam animais e humanos em honra aos deuses que cultuavam. A capital do Império Inca chamava-se Cuzco, e lá havia o maior templo de culto ao deus Sol, o principal deus da religião inca.
Os Maias foram provavelmente a mais antiga das civilizações pré-colombianas, porém perdeu em desenvolvimento se comparada aos Incas e aos Astecas. Habitaram nas florestas tropicais, atualmente localizadas nas regiões da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (México). Organizaram-se em cidades-estado, as quais tomavam decisões políticas e religiosas. Como não eram um império unificado não constituíam força suficiente para evitar as invasões dos povos vizinhos. As cidades eram governadas por um estado teocrático, as guerras que aconteciam tinham o objetivo de capturar prisioneiros para serem sacrificados aos deuses. A Religião era Politeísta. Acreditavam em deuses ligados à natureza que regiam o destino dos homens. Por causa disso eram realizados sacrifícios de alimentos, animais e seres humanos aos deuses.
Os Astecas  foram os mais poderosos e desenvolvidos dos três principais povos da América pré-colombiana. Eram índios que migraram para o Vale do México, para a ilha do Lago Texcoco. São originários de uma região dos Estados Unidos, onde viviam como nômades. Foram os últimos a chegar no planalto mexicano, fixaram-se no local, mesclaram-se com os toltecas e constituíram, assim, o “Império Asteca”. O centro do império era a cidade de Tenochtetlán, hoje a cidade do México. Cada cidade-estado possuía seu próprio rei, mas na época da ocupação espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, imperador asteca, provando o quanto eram organizados. A partir da sua capital, controlavam todo o império. Foram guerreiros com uma organização militar muito desenvolvida. Falavam, quase todos, a língua nauatle. Tinham cabelos curtos, eram fortes e de pele escura. Lá era o coração político e espiritual do império.

Atividades

1-      Quais foram os principais povos pré-colombianos?
2-      Qual um dos fatores que tem dificultado o estudo mais detalhado desses povos?
3-      Onde e quando viveram os Incas?
4-      O que podemos dizer sobre a religião dos Incas?
5-      Qual era a capital do Império Inca?
6-      Em quais regiões da América viveram os Maias?
7-      Qual a desvantagem para os Maias de não terem um império unificado?
8-      O que podemos dizer sobre a religião dos Maias?
9-    Quem foi o mais poderoso e desenvolvido dos três principais povos da América pré-colombiana?
10-  Os Astecas eram um povo muito organizado. Copie uma passagem do texto que comprove essa afirmação.







2º BIMESTRE


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5

AS FONTES E AS FORMAS DE ENERGIA: A FONTE ENERGÉTICA DA VIDA


As Fontes de Energias

  Para funcionar, a indústria depende de uma série de fontes, como trabalho humano, matérias-primas, máquinas e energia elétrica.
Diversas fontes são utilizadas para a obtenção de energia elétrica, como o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, o urânio (energia nuclear ou atômica), a água dos rios (energia hidroelétrica). A energia do Sol, das marés e dos ventos são menos utilizadas, embora sejam consideradas limpas; pois não causam poluição do meio ambiente. Além disso são fontes renováveis.
  A energia hidroelétrica, não casa poluição atmosférica, no entanto, a construção das usinas faz com que imensas lagoas artificiais (represas) sejam formadas. Com isso trechos de florestas ficam submersos, animais morrem e a população que habita nas áreas, a ser alagadas pelas represas, tem de ser transferidas para outros locais.
  As fontes de energia elétrica mais usadas atualmente são o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, não somente para a geração de energia elétrica (usinas termelétricas), mas também para movimentar veículos, navios e aviões. 
  As sociedades atuas dependem bastante dessas três fontes energéticas, o que vem sendo motivo de preocupação, pois se trata de recursos naturais não renováveis.
 O petróleo constitui a principal fonte de energia no mundo, e é o componente básico de mais de 6.000 produtos.
  Dos recursos naturais que a população utiliza para a obtenção de energia, o carvão mineral, é o de uso mais antigo.
 A exploração desses minérios é feita de duas formas: a céu aberto ou em minas subterrâneas.
  A exploração a céu aberto, é feita quando as camadas de rochas que contêm o mineral estão próximas à superfície. Isso facilita o uso de máquinas modernas, tornando mais baixo o custo da exploração.
  A exploração em minas subterrâneas é feita quando as rochas se localizam a maiores profundidades. Essa forma de exploração exige maior quantidade de instalações, tanto na superfície como no interior das minas, o que torna a extração do produto mais cara e complexa.
  O gás natural é frequentemente encontrado junto com o petróleo, por se formar do mesmo modo e por se acumular no mesmo tipo de terreno.
  O consumo desse produto aumentou no Brasil, onde cresce o número de veículos que utilizam gás natural como combustível além de ser empregado para a geração de energia nas usinas termelétricas que há no território brasileiro.
  As fontes de energia mais utilizadas no mundo não são renováveis. Em vista disso, se forem aproveitadas intensamente, poderá haver problemas como a necessidade de racionamento para evitar a falta de energia.
  O crescimento da atividade industrial em um país, provoca muitas modificações no espaço geográfico.
  Quando um país passa a apresentar crescimento da atividade industrial, com instalações de variados tipos e indústrias e o aumento da produção de mercadorias, dizemos que ocorre um processo de industrialização.
  A industrialização pode também ocasionar problemas ambientais. Por exemplo, a falra de uso de equipamentos adequados para a eliminação do lixo industrial, que acaba muitas vezes sendo lançados nos rios e mares, a fumaça expelida pelas fábricas poluem o ar, piorando as condições de saúde da população e prejudicando o meio ambiente.
  Conclusão: a maioria das fontes de energia são não-renováveis (que não se renovam ou demoram muito a se renovar), por isso nós devemos usa-las adequadamente porque são finitas, isto é, podem acabar. Fontes de energias renováveis, são fontes que se renovam com mais facilidade e que não poluem o meio ambiente, porém, fazem muitas modificações no espaço geográfico. 


SEQUESTRO DE CARBONO

O que é sequestro de carbono?
Sequestro de carbono é um processo de remoção de gás carbônico. Tal processo ocorre principalmente em oceanosflorestas e outros locais onde os organismos por meio de fotossíntese, capturam o carbono e lançam oxigênio na atmosfera. É a captura e estocagem segura de gás carbônico (CO2), evitando-se assim sua emissão e permanência na atmosfera terrestre. O desmatamento é um forte "contraventor" do sequestro pois diminui o efeito deste quando elimina o número de seres do fotossintetizantes.
O Conceito de Bioma.
O termo Bioma designa uma região da Terra com características climáticas específicas que a distinguem das restantes regiões e que possui um sistema biológico e ecológico homogéneo e que se inter-relaciona, com determinadas características que a identificam.
A RELAÇÃO ENTRE VEGETAÇÃO, CLIMA E SOLO
O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. Dessa forma, é clara a existência de uma relação entre vegetação, clima e solo.
A biosfera é constituída por uma série de elementos naturais que favorece o desenvolvimento da vida. A natureza e todos seus elementos funcionam como uma máquina onde cada um tem sua importância.
A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço. Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.
Onde há ocorrência de clima árido e semiárido as plantas apresentam espinhos no lugar de folhas, como as espécies de cactáceas. Isso ocorre para diminuir a perda de umidade que acontece com o processo de evapotranspiração, dessa forma, a água fica armazenada mais tempo no interior do vegetal.
Assim como o clima influencia na formação vegetal, essa influência no clima em determinados lugares do mundo. Um exemplo disso são as florestas tropicais e equatoriais da Amazônia na América do Sul, floresta do Congo na África que são responsáveis por emitir enormes percentuais de umidade para a atmosfera, isso ocorre com a transpiração das folhas dos vegetais das florestas, ou seja, evapotranspiração.
Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.





Nenhum comentário:

AULA: Consumo X Meio Ambiente Apresentação do curta:  The Story of Stuff (História das coisas) The Story of Stuff 2007 ‧ Curta-me...