5ª SÉRIES

 
EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA GEOGRAFIA DIA 04/06 – 5ª SÉRIE

1)   Escreva V para verdadeiro e F para falso:

(  ) No globo terrestre, no planisfério e em outros mapas são traçadas linhas que nos auxiliam a localizar com mais exatidão os lugares da Terra.
(  ) Utilizando o paralelo do Equador como referência, o mundo é dividido em hemisfério oeste e hemisfério leste.
(  ) Utilizando o meridiano de Greenwich como referência, o mundo está dividido em hemisfério norte e hemisfério sul.
(  ) O paralelo do Equador e o meridiano de Greenwich são considerados os marcos iniciais para traçar os demais paralelos e meridianos.

Observe o mapa múndi e responda.



2)   Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério norte e Hemisfério sul?

3) Como se chama a linha que divide a Terra em Hemisfério oriental e Hemisfério ocidental?

3)   Quantos e quais são os continentes e os oceanos da Terra?

4)   De acordo com o meridiano de Greenwich, em qual hemisfério está localizado o continente americano?

5)   Em relação ao meridiano de Greenwich, as terras africanas localizam-se:

(  ) no hemisfério oriental
(  ) no hemisfério ocidental
(  ) nos hemisférios oriental e ocidental

6)   Em relação ao paralelo do Equador, a África tem terras no:

(  ) hemisfério sul
(  ) hemisfério norte
(  ) hemisfério sul e hemisfério norte

7)   De acordo com a linha do Equador, em qual hemisfério está localizada a maior parte do Brasil?

8)   Os pontos cardeais são quatro. Enumera a segunda coluna de acordo com a primeira:

A) Norte
(   ) Também conhecido como Austral.
B) Sul
(   ) Lado que o Sol se põe. Conhecido como ocidente ou Poente.
C) Leste
(   ) Oriente ou nascente. Onde o Sol nasce.
D) Oeste
(   ) Conhecido como boreal.

9)   Na imagem abaixo estão representados alguns pontos do Centro de Porto Alegre. Usando os pontos Cardeais e Colaterais, responde:

a)    Ao sairmos do Colégio Marista Rosário para o Auditório Araújo Viana, qual direção devemos seguir?

b)   Ao sairmos do Colégio Marista Rosário para o Hospital Santo Antônio, qual direção seguiremos?

c)    Ao sairmos da UFRGS até o Colégio Marista Rosário (em linha reta), seguiremos qual direção?




10)         Na figura abaixo completa com os pontos cardeais e colaterais que estão faltando.


11)         Qual a latitude e a longitude dos lugares assinalados no mapa:


 
A
LATITUDE
LONGITUDE
B


C


D


E


F


13) Consultando o mapa dos fuso-horários, responda os exercícios abaixo:

a) Quando em Los Angeles for 13 horas que horas serão em Roma? ________
b) Quando em Tóquio for 11 horas que horas serão em Londres? ___________
c) Quando em Pequim for 16 horas que horas serão em Brasília? ___________
d) Quando em Nova Iorque for 14 horas que horas serão em Brasília? _______
e) Quando em Buenos Aires for 19 horas que horas serão no México? _______
f) Quando em Brasília for 15 horas que horas serão em Lima? _____________

14) Em 2010, os jogos foram realizados na África do Sul. Com o imediatismo das transmissões de televisão e toda a tecnologia, a humanidade pode assistir as competições ao vivo.
Complete o quadro abaixo:
A transmissão ao vivo de um jogo que ocorreu na Cidade do Cabo, às 15h do dia 12/06/2010. Em que horário o mesmo foi visto nas diferentes cidades do quadro?

Sidney
Austrália
Porto Alegre
Brasil
Nova Iorque
USA
Cidade do México
México
Tóquio
Japão
Roma
Itália
Los Angeles
USA
Dia
12/06
24 horas



















15) Se um passageiro sai de Porto Alegre às 11h com destino a Fortaleza (CE) e o tempo de voo for de 6h, qual o horário de chegada a Fortaleza?


16) Um estudante de Campo Grande foi passar as férias em Manaus (AM). A viagem de avião tem duração de três horas. Qual o horário de chegada a Manaus se a aeronave saiu de Campo Grande às 12h?


17) Se em Porto Alegre (51ºW) são 21h, qual o horário em Londres (0º) no mesmo instante?



18) Qual o horário em um lugar situado a 75ºL, quando em Londres (0º) forem 16h?



19) Se em Curitiba são 13h, qual será o horário em Belo Horizonte (MG)? Por quê?



20) Por que Nova York tem a mesma hora de Lima?


21) Quantas horas de diferença há entre a hora de Brasília e a hora do Fuso Inicial – Meridiano de Greenwich?


22) Se você fizer uma ligação de Roma para a Cidade do Cabo, vai verificar que, embora tão distantes, ambas possuem o mesmo horário. Por quê?



Observe o mapa ao lado e responda:

23) Qual o estado possui a hora mais adiantada: Acre (AC) ou Ceará (CE)?

___________________________
24) Escreva o nome de dois estados que estão localizados no terceiro fuso do Brasil:

___________________________
25) Se em Porto Alegre são 15h, qual será o horário no mesmo instante em Rio Branco (AC)?

_____________________________
26) Um GRENAL realizado em Porto Alegre às 17h será assistido ao vivo em:

a)    Florianópolis (SC) às ________

b)   Manaus (AM) às ________

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BONS ESTUDOS!!!




Geografia de Santo André
 Brasão de Santo André SP
        Bandeira de Santo André SP    
O mapa utilizado pelos órgãos públicos contempla 117 áreas censitárias que correspondem a 88 bairros na área urbana e 29 na área de mananciais. A denominação de cada bairro advém, ou do nome do loteamento que deu origem ao bairro ou deriva da denominação dada por meio de legislação especifica. No quadro abaixo apresentamos as denominações de cada bairro e sua localização na área urbana ou mananciais:
Área Urbana:1-Vila Metalúrgica 2-Vila Camilópolis 3-Jardim Utinga 4-Jardim Santo Antônio 5-Jardim das Maravilhas 6-Vila Lucinda 7-Vila Francisco Matarazzo 8-Parque Oratório 9-Parque Novo Oratório 10-Jardim Santo Alberto 11-Jardim Itapoan 12-Jardim Ana Maria 13-Bairro Santa Teresinha 14-Bangú 15-Parque das Nações 16-Vila Curuça 17-Parque Jaçatuba 18-Parque Erasmo Assunção 19-Parque Jõao Ramalho 20-Jardim Rina 21-Jardim Alzira Franco 22-Parque Capuava 23-Várzea do Tamanduateí 24-Bairro Campestre 25-Bairro Santa Maria 26-Vila Princípe de Gales 27-Vila Aquilino 28-Vila Sacadura Cabral 29-Vila Palmares 30-Vila Guiomar 31-Vila Alpina 32-Bairro Jardim 33-Centro 34-Vila Bastos 35-Jardim Bela Vista 36-Vila Alice 37-Vila Valparaíso 38-Vila Floresta 39-Jardim Bom Pastor 40-Vila Scarpelli 41-Bairro Pinheirinho 42-Vila Gilda 43-Jardim Stela 44-Jardim Jamaica 45-Bairro Paraíso 46-Vila Assunção 47-Bairro Casa Branca 48-Vila Alzira 49-Jardim Cristiane 50-Jardim Oriental 51-Jardim Milena 52-Jardim Las Vegas 53-Jardim Alvorada 54-Vila Linda 55-Vila Marina 56-Vila Helena 57-Bairro Silveira 58-Vila Homero Thon 59-Vila América 60-Vila Pires 61-Vila Vitória 62-Vila Junqueira 63-Jardim do Estádio 64-Jardim Santa Cristina 65-Jardim Teles de Menezes 66-Vila Luzita 67-Jardim Guarara 68-Sítio dos Vianas 69-Jardim Irene 70-Vila João Ramalho 71-Jardim Vila Rica 72-Bairro Cata Preta 73-Parque Marajoara 74-Vila Guarani 75-Vila Humaitá 76-Jardim Ipanema 77-Vila Progresso 78-Vila Tibiriça 79-Vila Lutécia 80-Vila Suiça 81-Jardim Santo André 82-Condominio Maracanã 83-Vila Guaraciaba 84-Centreville 85-Parque Gerassi 86-Jardim Marek 87-Jardim Santo Antônio de Pádua 88-Cidade São Jorge.

Área de Mananciais: 88-Parque do Pedroso 89-Parque Miami 90-Jardim Riviera 91-Waisberg I 92-Recreio da Borda do Campo 93-Três Divisas 94-Waisberg II 95-Jardim Clube de Campo 96-Parque Represa Billings II 97-Fazenda dos Tecos 98-Parque Represa Billings III 99-Sítio Taguaral 100-Acampamento Anchieta 101-Parque das Garças 102-Jardim Guaripocaba 103-Parque Rio Grande 104-Parque América 105-Cabeceiras Rio Pequeno 106-Rio Grande 107-Cabeceiras do Rio Mogi 108-Campo Grande 109-Estância do Rio Grande 110-Jardim Eugênio de Lima 111-Várzea do Rio Grande 112-Reserva Biológica do Alto Da Serra 113-Cabeceiras do Rio Araçauva 114-Cabeceiras do Rio Grande 115-Vila de Paranapiacaba 116-Parque Estadual da Serra do Mar.

Fundação 8 de abril de 1553 (456 anos)
Gentílico andreense
Unidade federativa São Paulo
Mesorregião Metropolitana de São Paulo
Microrregião São Paulo
Região metropolitana São Paulo
Municípios limítrofes São Paulo, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Mogi das Cruzes, Santos, Cubatão, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul
Distância até a capital 18 km
Características geográficas
Área 174,840 km²
Altitude 760 m
Clima subtropical Cwa
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,835 (SP: 24°) - elevado PNUD/2000
PIB R$ 11.674.559 mil (BR: 23º) - IBGE/2006
PIB per capita R$ 17.341,00 IBGE/2006 


 O Hino a Santo André foi oficializado pela Lei Municipal nº 541, de 16 de fevereiro de 1950, com letra do Professor José Amaral Wagner e música de Luiz Carlos da Fonseca e Castro.
  

SINTAM-SE A VONTADE PARA COPIAR E APROVEITAR ESSE AMBIENTE DE ESTUDO

UM BREVE RESUMO DOS CONTEÚDOS DISCUTIDOS NO 1º BIMESTRE

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
LEITURA DE PAISAGENS

Nas 1ª aulas foi priorizado a discussão sobre o conceito de paisagem, utilizando-se de relatos sobre os elementos naturais e sociais que compõem as paisagens percorridas cotidianamente. É importante que percebamos as diferenças que compõem os dois tipos de paisagens, pois, nesta etapa inicial do estudo, é comum a confusão entre elementos sociais com naturais, como, por exemplo, uma plantação de café é  as vezes considerada como natural, pois tem árvores, mas é um elemento social, pois resulta do trabalho humano (agricultura).
A paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural, humano, social, cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros. A paisagem está em constante processo de modificação, sendo adaptada conforme as atividades humanas.

exemplos:

Paisagem natural

Paisagem natural: não foi submetida à ação do homem.

 Paisagem Humanizada ou modificada

Paisagem modificada: é fruto da ação das coletividades de caçadores e de coletores que, mesmo não exercendo atividades pastoris ou agrícolas, em seus constantes deslocamentos, pode modificar a paisagem de modo irreversível, através do fogo, derrubadas de árvores etc.

  Paisagens organizadas

 
Paisagens organizadas: são aquelas que representam o resultado de uma ação consciente, combinada e contínua sobre o meio natural, como, por exemplo, as cidades, praças etc.

TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM : Av.  Paulista em vários períodos 

Av. Paulista 1891 (seculo XIX)
Av. Paulista começo do seculo XX

             Av. Paulista 1940                                                 Av. Paulista 1946

 Av. Paulista 1960

 Av. Paulista 1971

                                          Av. Paulista 1972                       Av. Paulista 1978 
 
 Av. Paulista 1980
 Av. Paulista Atual
 
No intervalo de tempo, muita coisa muda. As casas foram substituídas por prédios sofisticados, e os trilhos já anunciam a chegada de um modo de transporte urbano mais rápido e eficiente: os bondes que por sua vez são substituídos por automóveis...
Assim a paisagem vivem em constantes mudanças. As  paisagens são dinâmicas, ou seja, a ação antrópica (humana) esta condicionada aos interesses econômicos locais e globais.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
PAISAGEM E MEMÓRIA

Nesta aprendizagem vamos trabalhar com um vocabulario especifico da leitura de paisagens e a memoria, ou seja as lembranças que temos no decorrer de nossas vidas.
Expressões não possuem um significado único, pois admitem diversas interpretações.

Mapa afetivo da cidade: é formado pela soma de seus lugares e das experiências que neles ocorreram, simbolizando uma relação de carinho entre a cidade e as pessoas que nela vivem. O imaginário é um importante componente do afetivo. (as imagens da Av. Paulista logo acima nos remete a essas lembranças).
Esporte popular: esporte aberto a todos, não sendo necessário pagar nem para praticá-lo nem para assistir a ele.
Esporte de massa: esporte praticado por profissionais em grandes estádios, com público pagante.
Especulação imobiliária: especulação do preço dos terrenos. É interessante informar aos alunos que, em São Paulo e em todas as cidades brasileiras, existe uma tendência à valorização do preço da terra, e muita gente compra terrenos urbanos apenas para aguardar a valorização e vender mais tarde, por um preço mais elevado. Essas pessoas especulam com os imóveis, ou seja, praticam especulação imobiliária.
Fisionomia da cidade: aspecto geral da cidade, que inclui elementos de ordem cultural (tais como costumes e formas de relacionamento entre seus habitantes), material (tais como edifícios, praças e avenidas) e, ainda, natural (como os rios e os morros presentes nos espaços urbanos).

Proposta de trabalho de campo para entrega:

Os alunos individualmente realizam pesquisa de campo com 5 pessoas de mais de 30 anos que deverão expor suas experiencias vivenciadas com relação a transformação das paisagens. (os alunos são instruídos a elaborar um questionário para aplicar em suas entrevistas)   

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
AS PAISAGENS CAPTADAS PELOS SATÉLITES

Leitura e analise de imagem

Visão noturna da Terra 


Na realidade, a imagem de satélite apresentada é uma abstração, baseada em um planisfério. Isso pode ser constatado por alguns fatos: 
a) notam-se as deformações de projeção, por exemplo, ao observarmos a Groenlândia, apresentada em tamanho quase equivalente ao da América do Sul, quando, na verdade, é quase dez vezes menor; 
b) há ausência total de nebulosidade, o que nunca se verifica em uma imagem real de satélite; 
c) toda a Terra está escura (noite), quando, de fato, isso não pode ocorrer concomitantemente nos dois hemisférios.
Outro fato importante para nossa analise quanto as luzes que aparecem na imagem em vários lugares do mundo está relacionada à concentração de cidades , e que os Estados Unidos, a Europa e o Japão apresentam a maior concentração de cidades, e que relacionem isso ao fato de serem essas as áreas mais industrializadas e urbanizadas do mundo, nas quais o fenômeno urbano se espalha por todo o território. Ja na África, na América do Sul e na Oceania, as grandes concentrações urbanas são mais raras e dispersas. No caso da África e da América do Sul, trata-se de continentes nos quais predominam países de pouca industrialização, e nos quais a população urbana se concentra em um número reduzido de cidades. 
Tanto na Oceania como nas altas latitudes, a ausência de grandes concentrações urbanas pode também ser explicada por fatores de ordem natural, tais como a existência de desertos e a ocorrência de frio extremo.
Enfim a imagem revela que o fenômeno urbano é fortemente disseminado no território japonês, o que significa uma grande industrialização.
As luzes também representam a maior parte dos poços de extração de petróleo e gás natural que localiza-se no Oriente Médio, no Norte da África, no Noroeste da América do Sul (principalmente Colômbia, Equador e Venezuela) e na Rússia. Esses recursos são usados na geração de energia e nos transportes e, por isso, são considerados estratégicos.
Outro aspecto interessante é ode que as luzes podem significar grande parte das áreas de queimada localizadas nas bordas da Amazônia e no centro da África, em regiões recobertas pelas florestas equatoriais.

Leitura e analise de imagem

Imagem noturna do Brasil

 No Brasil, a maior concentração de cidades ocorre na região Sudeste, uma vez que esta é a região mais urbanizada e que concentra a maior parte da produção industrial do país.
A imagem revela a existência de grandes concentrações urbanas no Estado de São Paulo, que se destacam em relação aos outros Estados da região Sudeste.
A região Norte registra um número menor de grandes concentrações urbanas, pois ainda é, em grande parte, dominada pela vegetação natural: a Floresta Amazônica. Ali predominam, com exceção das cidades de Belém e Manaus, atividades agropecuárias que utilizam pouca mão de obra.
No litoral, onde se localizam quase todas as capitais.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
AS PAISAGENS DA TERRA
Leitura e analise de vídeo: Paisagens do mundo

AULA: Consumo X Meio Ambiente Apresentação do curta:  The Story of Stuff (História das coisas) The Story of Stuff 2007 ‧ Curta-me...