8º ANO - 3º BIMESTRE

Situação de Aprendizagem 1
A apropriação desigual dos recursos naturais

Competências e habilidades: identificar recursos minerais utilizados no cotidiano; diferenciar recursos renováveis de não renováveis; aplicar conceitos relativos à Geologia; propor formas de intervenção solidária no ambiente escolar relativas à coleta e ao envio de produtos descartáveis para a reciclagem.

FILME APRESENTADO NA AULA
A história das coisas é um filme dinâmico e objetivo, que fala dentre outros assuntos, sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto agressivo que esse consumo desregrado acaba exercendo sobre o meio ambiente. O filme é apresentado por Annie Leonard, e mostra de uma maneira bastante clara todo o processo que vai desde a extração da matéria, confecção do produto, venda e ideologia publicitária, facilidade de compra e falsa idéia de necessidade, até o momento em que vai parar nos galpões de lixo ou incineradores. Fala também do mal que esses resíduos tóxicos presentes na confecção e/ou incineração do produto causam não só ao meio ambiente, mas também à saúde da população em geral. 




ATIVIDADE PARA ENTREGA:

NOME: ________________________________Nº: ______8º ANO_____ DATA____/_____/2017 
PROFª MALU (VALOR: 2,0)
marialuizamazzucatto.blogspot.com
OBJETIVOS DA ATIVIDADE:
·         Conhecer um pouco mais  sobre consumo e meio ambiente;
·         Debater a respeito do consumismo exagerado, a maneira como a sociedade de consumo funciona e as perspectivas desse sistema para o futuro.


Atividade com vídeo - A História Das Coisas



01) Quais são as etapas do sistema linear citadas no filme ?



______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 02) Explique a imagem abaixo:
















_________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


03) Em países desenvolvidos como os EUA faltam matérias primas para as industrias produzirem, neste caso qual é a alternativa para este país suprir essa carência de matéria prima?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


_________________________________________________________________________________________________
04) Por que os trabalhadores migram para as cidades e se sujeitam a trabalhar em industrias entrando em contato com substâncias tóxicas?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05) O que seria “ exteriorizar os custos” ?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06) O que é a obsolescência planejada:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07) O que é a obsolescência perceptiva ?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08) Por que a felicidade das pessoas atualmente sofreu uma decadência, e quais são as duas atividades que os americanos mais fazem em seu tempo livre ?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09) Complete a frase sobre a produção do lixo: “ O lixo que vem da nossa casa é apenas a ponta do iceberg, ________________________________que deixamos na esquina, ____________ são criados anteriormente, só para fazer o lixo deste saco que deixamos na esquina.”

10) No final do vídeo fala-se em políticas para transformar esse sistema linear em um sistema que não desperdice recursos ou pessoas, quais atitudes devem ser tomadas para que isto aconteça?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

AULA: Consumo X Meio Ambiente Apresentação do curta:  The Story of Stuff (História das coisas) The Story of Stuff 2007 ‧ Curta-me...