9º ano - 2015

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 POPULAÇÕES E CULTURA: MUNDO ÁRABE E MUNDO ISLÂMICO

MUNDO OCIDENTAL
Mundo ocidental, civilização ocidental ou simplesmente Ocidente (em latim: occidens - "pôr do sol, oeste", como distinto de Oriente), é um termo que se refere a diferentes nações, dependendo do contexto. Não há consenso sobre a definição das semelhanças desses países, além de terem uma população significativa de ascendência europeia e de terem culturas e sociedades fortemente influenciadas e/ou ligadas pela Europa.[1]
O conceito da parte ocidental do mundo tem sua origem na civilização greco-romana na Europa, com o advento do cristianismo. Na era moderna, a cultura ocidental tem sido fortemente influenciada pelas tradições de movimentos como o Renascimento, a Reforma Protestante, o Iluminismo, e tem sido moldada pelo expansivo colonialismo europeu do século XV ao XX. Seu uso político foi temporariamente alterado por um antagonismo interno durante a Guerra Fria, no fim do século XX (1947-1991).
Originalmente, o termo tinha um significado literalmente geográfico, contrastando a Europa das culturas e civilizações ligadas ao Oriente Médio, Norte da África, Oriente Próximo, Sul da Ásia, Sudeste da Ásia e Extremo Oriente, que costumavam ser vistas como "Oriente" pelos primeiros europeus modernos. No entanto, atualmente essa definição tem pouca relevância geográfica, principalmente desde que os Estados Unidos e o Canadá se formaram na América, a Rússia se expandiu para o Norte da Ásia e a Austrália e a Nova Zelândia foram criadas na Oceania.
No sentido cultural contemporâneo, o mundo ocidental inclui a maior parte da Europa, além de muitos países de origem colonial europeia nas Américas e na Oceania, como Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Brasil, Chile, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.[2] [3] [4]
ORIENTE MÉDIO
A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes. É composta por 15 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.
Clima:
O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido). Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos, onde há presença de formações vegetais arbustivas.
Atividades Econômicas:
O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Outra atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária. Por ser realizada dominantemente de forma tradicional, com uso de pouca tecnologia e mecanização, essa atividade incorpora cerca de 40% da população economicamente ativa. O predomínio de climas áridos e semiáridos na região é bastante prejudicial para o desenvolvimento dessa atividade econômica.
A atividade industrial no Oriente Médio apresenta pouca expressividade. Nos países petrolíferos, há a existência de refinarias e petroquímicas. Outras indústrias se relacionam aos setores mais tradicionais, como o têxtil e o alimentício.
O turismo é outra atividade que vem apresentando importância para alguns países do Oriente Médio, a exemplo de Israel e Turquia (que recebem cerca de 2,5 milhões de turistas por ano).
Religiões:
No Oriente Médio, aproximadamente 238 milhões de pessoas (cerca de 92% da população) são muçulmanas. A maioria pertence às seitas sunita e xiita (sugeridas logo após a morte do profeta Maomé, em 632 d.C.). Há grupos menores de mulçumanos, como os drusos e os alauitas.
A região abriga ainda cerca de 13 milhões de cristãos, muitos de igrejas árabes, como a copta ou a maronita, que estão entre as mais antigas do cristianismo. Além disso, também vivem no Oriente Médio cerca de 6 milhões de judeus, quase todos em Israel. A migração desses deu-se em ondas, originárias primeiro da Europa e, depois, de todo o mundo. Por isso, no Estado judeu encontram-se inúmeros grupos étnicos cujas culturas, tradições, orientações políticas e práticas religiosas variam muito e são livremente expressas.
Conflitos:
A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados é dependente de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial.
As fronteiras das novas nações, definidas de acordo com interesses europeus, não consideraram a história e as tradições locais, consequentemente vários conflitos ocorreram e continuam ocorrendo no Oriente Médio.
Os novos Estados árabes – Iraque, Kuwait, Síria, Líbano, Jordânia – brigaram por recursos naturais e território. O conflito mais grave ocorreu na Palestina, para onde, até o fim da Segunda Guerra, havia migrado meio milhão de judeus. Quando foi criado o Estado de Israel, cinco países árabes atacaram, na primeira das seis guerras entre árabes e israelenses.
Jerusalém:
Os cartógrafos medievais situavam Jerusalém no centro do mundo e, para muita gente, a Cidade Velha continua a ser assim considerada. Para os Judeus, o Muro das Lamentações, parte do Segundo Templo, é o local mais sagrado de todos. Acima dele está o Domo da Rocha, o terceiro local mais importante no islamismo, de onde Maomé subiu aos céus. A poucos quarteirões dali, a Igreja do Santo Sepulcro assinala o local tradicional da crucificação, do enterro e da ressurreição de Jesus. Israel reivindica a cidade como sua capital eterna; já os palestinos a querem como capital de seu Estado.
EXTREMO ORIENTE
O Extremo Oriente é uma sub-região da Àsia essencialmente coincidente com área geográfica de Leste da Ásia, conhecido como Ásia Oriental. Com uma área de aproximadamente 6 640 000 km², ocupa perto de 15% do continente...
Tradicionalmente é composto pelos seguintes países:
China (as províncias de Tibete, Qinghai e Xinjiang ficam na Ásia Central);
Coreia do Norte;
Coreia do Sul;
Japão;
Taiwan (República da China).
Os seguintes países são algumas vezes considerados parte do Extremo Oriente são eles;
Mongólia(frequentemente também considerada parte da Ásia Central);
Com mais de 1,5 bilhão de habitantes, cerca de 40% de todos os asiáticos, e um quarto da população do mundo, vivem no Extremo Oriente, o que faz desta região um dos locais mais populosos do mundo. A densidade populacional no Extremo Oriente é de 210 habitantes por km², ou seja, mais de cinco vezes a média mundial.
Faz parte do Extremo Oriente, o Sudeste Asiático, o extremo leste da Rússia, e a Oceania.
A China, Japão, Coreia e Mongólia estão localizados mais especificamente na região geográfica e cultural no Leste da Ásia, também conhecida como Ásia Oriental.ou Oriente da Ásia
MUNDO CRISTÃO
Visão de mundo cristão, ou cosmo visão cristão refere-se ao conjunto das distinções filosóficas e religiosas que caracterizam o Cristianismo em relação a questões como a natureza da verdade, a existência do homem, o sentido do universo e da vida, os problemas da sociedade, dentre outros.
O mundo cristão se constituiu sobre a geografia do Império Romano. Depois ele se expandiu para a América. Seu expansionismo foi detido na África pela instituição do islamismo e para a Ásia ele foi barrado pelo hinduísmo e xintoísmo.
A constituição do estado romano dos césares foram substituídos pelos papas, os senadores pelos cardeais e os centuriões pelos padres. A legião romana, transformada em "cruzada" recebeu um doutrinamento destinado a deixá-la menos criteriosa quanto a valores éticos e mais disposta a atender valores teológicos - o que em suma significa dizer mais cruéis e selvagens.
O cristianismo logo se dividiu em diversas ordens, jesuítas, dominicanos, carmelitas, e estas ordens se alastraram pelo mundo cristão (Europa, América e um pouco da África). O protestantismo foi uma divisão ocorrida ainda quando o cristianismo se resumia à Europa. Mas o protestantismo também avançou sobre a América, na pilhagem das riquezas dos maias, incas, apaches, sioux e tantos povos pré-colombianos.
MUNDO ÁRABE
O mundo árabe (em árabe: العالم العربي, transl. al-'Alam al-'Arabi), ou arabofonia, referem-se ao conjunto de países que falam o árabe e se distribuem, geograficamente, do oceano Atlântico, a oeste, até o mar Arábico, a leste, e do mar Mediterrâneo, a norte do Corno de África, até o nordeste do oceano Índico. É constituído por 22 países e territórios com uma população combinada de 360 milhões de pessoas abrangendo o Norte de África e a Ásia Ocidental.
O sentimento de nacionalismo árabe surgiu na segunda metade do século XIX, juntamente com outros nacionalismos dentro do Império Otomano. A Liga Árabe foi formada em 1945 para representar os interesses dos árabes e, especialmente, para o exercício da unificação política do mundo árabe, um projeto conhecido como o pan-arabismo.[1] [2] Hoje, os Estados árabes se caracterizam pelos seus governos autocráticos e falta de controle democrático. Os protestos populares em alguns países desta região no final de 2010 e início de 2011, os quais ficaram conhecidos como "Primavera Árabe", foram, originalmente, direcionados com a exigência de melhores condições de vida à população, mas acabou se direcionando contra os governos autoritários e a corrupção política, combinada com a busca por direitos democráticos. E embora tenham conseguido estes resultados em alguns países, infelizmente, outros acabaram em situação ainda pior, sendo entregues a uma guerra civil entre diferentes facções que anelam o poder, e deixando seus países economicamente falidos e totalmente dependentes de potências ocidentais (as quais alguns críticos apontam como as únicas que realmente colheram alguns frutos da "primavera árabe")[3] .
MUNDO ISLÂMICO (O ISLÃ)
Os termos mundo islâmico ou mundo muçulmano (em árabe: عالم إسلامي, também conhecido como Umma) tem vários significados. Em um sentido religioso, a Umma Islâmica se refere àqueles que aderem aos ensinamentos do islamismo, chamados de muçulmanos. Em um sentido cultural, a Umma Muçulmana refere-se a civilização islâmica, exclusivo dos não muçulmanos que vivem nessa civilização. Em um sentido geopolítico moderno, o termo nação islâmica geralmente se refere coletivamente à maioria muçulmana em países, estados, distritos ou cidades.
Apesar de estilos de vida islâmicos enfatizarem a unidade e defesa dos irmãos, existem vertentes diferentes dentro do islã. No passado, tanto o chamado pan-islamismo quanto as correntes nacionalistas têm influenciado o mundo muçulmano.
Em 2010, mais de 1,6 bilhões de pessoas, ou cerca de 23,4% da população mundial, era muçulmana.[1] Pela porcentagem do total da população de uma região que considera-se muçulmana, 24,8% estão na Ásia-Oceania,[2] 91,2% no Oriente Médio e Norte da África,[3] 29,6% na África Subsaariana,[4] 6% na Europa[5] e 0,6% na América.[6] [7] [8] [9]


Modelo de avaliação individual para imprimir

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                               E.E. PROFESSOR” OSCAVO DE PAULA E SILVA          ENSINO FUNDAMENTAL
                             
                               Nome:_____________________________________ Nº______  Ano______   Prof ª . Maria Luiza


Objetivo da atividade:
Þ    Homenagear todas as mulheres que, ao longo de importantes marcos históricos, lutaram por melhores condições de vida e trabalho em todos os lugares do mundo;
Þ    Destacar a importância da mulher na sociedade atual e os direitos conquistados ao longo do tempo.
Nota conquistada
Comentário do professor (a):
(   ) Objetivos foram atingidos. Parabéns!
(   )  Participe mais das aulas.
(   ) Leia as questões com mais atenção.
(   ) Retomar estudos.
Assinatura do pai ou da mãe( para tomar ciência do desempenho do aluno):

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO: (X) Oral     (X) Prática     data:____/____/2015
                 ( valor da atividade 2,0)                                     Componente Curricular: GEOGRAFIA
TEMA:  MARÇO – MÊS DA MULHER -  A importância das mulheres na sociedade e os seus direitos
1.     Apresentação do aluno.
(    )  Fala adequada, com boa entonação, mostrando uma sequência ordenada do conteúdo.
(    )  Fala regular, mas com abordagem que tangencia o conteúdo apresentado.
(    )  Fala desconexa e sem sequência do conteúdo apresentado.
(    )  Não apresentou o conteúdo.

2.     Abordagem do tema proposto para a apresentação.
(    )   Bom domínio da proposta.
(    )   Abordagem regular.
(    )   Abordagem insuficiente.

3.     Questionamentos realizados pelo professor.
(    )   Boa desenvoltura, com respostas pertinentes.
(    )   Desenvoltura regular, com respostas parciais.
(    )   Não respondeu as questões elencadas pelo professor.

4.     Postura do aluno durante o processo de avaliação da sala.



(    )  Boa.
(    )  Regular.
(    )  Péssimo.



Espaço para justificar a não realização da avaliação:
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Auto Avaliação: Marque com X a nota que represente a sua apresentação, seguindo os critérios acima.

(    ) 10,0                   (    ) 9,0                      (    ) 8,0                      (    ) 7,0                      (    ) 6,0                                  
(    ) 5,0                     (    ) 4,0                      (    ) 3,0                      (    ) 2,0                      (    ) 1,0

JUSTIFIQUE SUA NOTA: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

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